Durante os últimos cinco dias, o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano realizou uma agenda ocupada em terras russas que incluiu reuniões com o presidente, Vladimir Putin, o seu homólogo Sergei Lavrov e o vice-primeiro-ministro e chefe da Indústria e Comércio, Denis Manturov.
Durante as reuniões, Jaishankar manteve uma ampla troca de opiniões sobre a cooperação bilateral em comércio e economia, energia, defesa, conectividade, intercâmbios culturais e interpessoais e cooperação entre regiões dos dois países, confirmou este sábado o Itamaraty em comunicado. resumo: nação do sul da Ásia.
O representante de Nova Deli também partilhou perspectivas sobre os desenvolvimentos globais e regionais, incluindo a cooperação multilateral, com as autoridades de Moscovo.
Durante a visita, foram assinados três documentos relacionados com as centrais nucleares de Kudan Kulam, um memorando de entendimento sobre cooperação no sector farmacêutico e da saúde e um protocolo de consultas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, disseram fontes diplomáticas.
O Ministro das Relações Exteriores da Índia também interagiu com grupos de reflexão e acadêmicos russos e trocou opiniões sobre as perspectivas da política externa da Índia e das relações Rússia-Índia.
A rica contribuição dos laços culturais e dos intercâmbios entre pessoas para aumentar a boa vontade e a amizade entre a Índia e a Rússia refletiu-se na interação de Jaishankar com a diáspora indiana em Moscou, detalharam as autoridades do país do sul da Ásia.
Mais tarde, em São Petersburgo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia reuniu-se com o Governador Alexander Beglov e discutiu as possibilidades de cooperação no domínio económico e cultural.
Da mesma forma, na Universidade da cidade conhecida como capital do norte da Rússia, o presidente indiano manteve uma reunião com uma amostra representativa diversificada de indologistas, ou seja, com estudiosos das línguas, textos, história e culturas do subcontinente sul-asiático. .
Durante a reunião, foram trocadas opiniões sobre como melhorar a compreensão e a apreciação direta dos acontecimentos nos dois países.
Jaishankar também compartilhou com professores e alunos da Escola nº 653, em homenagem a Gurudev Rabindranath Tagore, considerada um importante centro educacional russo que ensina hindi como parte de seu currículo regular.
Para Nova Deli, a visita do seu Ministro dos Negócios Estrangeiros à Rússia proporcionou uma oportunidade para rever a cooperação bilateral em curso e considerar formas de reforçar ainda mais a Parceria Estratégica Especial e Privilegiada entre os dois países.
Fontes diplomáticas confirmaram que as relações entre a Índia e a Rússia permaneceram fortes e estáveis com base em convergências estratégicas, interesses geopolíticos e cooperação mutuamente benéfica.
Por outro lado, os últimos detalhes da construção nas ruínas de uma mesquita muçulmana do templo de Lord Ram em Ayodhya, Uttar Pradesh, onde a Prensa Latina teve acesso, também foram manchetes durante a semana.
A inauguração do majestoso edifício em homenagem ao deus Ram, sétimo avatar do deus preservador do universo Vishnu, está marcada para 22 de janeiro do próximo ano nas celebrações do pran pratishtha ou cerimónia de consagração de ídolos.
Segundo relatos, o evento na cidade, onde as escrituras sagradas situam o nascimento do deus hindu, promete ser um acontecimento e tanto com a presença do primeiro-ministro Narendra Modi, acompanhado por mais de oito mil convidados, incluindo 1.600 personalidades.
Precisamente, o dignitário indiano inaugurou este sábado em Adhoyha um novo aeroporto internacional e uma estação ferroviária no âmbito do projeto de renovação e construção do templo que custou 20 mil milhões de rúpias, cerca de 240 milhões de dólares. ro/lrd/ml