Segundo a agência de notícias Xinhua, trata-se de um projeto na região autônoma sudoeste de Xizang, que conta com 25 turbinas eólicas capazes de fornecer aproximadamente 200 milhões de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade por ano.
Segundo o grupo CHN Energy Investment, o acima exposto representa uma poupança de cerca de 60 mil toneladas de carvão padrão e reduziria as emissões de dióxido de carbono em 160 mil toneladas.
O projeto, construído a uma altitude média de 4.650 metros acima do nível do mar, foi concluído em cerca de 260 dias com um investimento de 640 milhões de yuans (cerca de 90,36 milhões de dólares norte-americanos).
Na opinião da CHN Energy Investment, a operação do parque desempenhará um papel crucial na demonstração e promoção da investigação, desenvolvimento e aplicação de turbinas eólicas de alta altitude.
A transição energética é um dos objetivos da China no seu caminho para o desenvolvimento verde e a neutralidade carbônica.
O gigante asiático instalou uma capacidade de energia renovável de 172 milhões de quilowatts nos primeiros nove meses de 2023, um recorde em comparação com anos anteriores, informaram fontes oficiais.
Segundo a Administração Nacional de Energia, estes dados representam um aumento de 93% face ao mesmo período de 2022, o que mostra o compromisso do país na promoção do desenvolvimento ecológico.
Em geral, a nação asiática conseguiu desenvolver uma capacidade de produção de electricidade renovável de 1,38bilhões de quilowatts, o que significa 49,6% da sua capacidade total instalada de produção de eletricidade.
lam/idm/ls