O Parc des Princes, nesta capital, será o cenário da estreia do futebol em solo francês após o intervalo do final do ano, um confronto inédito na história do duelo que desde 1995 opõe o titular da Ligue 1 e o vencedor da Copa da França.
O PSG, dominante no torneio nacional, buscará contra o Toulouse, surpreendente campeão da Copa, seu décimo segundo Troféu dos Campeões, título conquistado em nove das últimas 10 finais, sendo o Lille o único clube a vencê-lo nesse período, em 2021.
A disputa pelo primeiro título da campanha deveria ter acontecido em agosto, como é tradicional antes do início da Ligue 1, mas sua sede original, a Tailândia, cancelou a partida devido o estado de saúde de uma das filhas do rei Rama X.
Esta situação obrigou os organizadores, a Federação Francesa de Futebol e a Liga Profissional de Futebol, a procurar uma alternativa ao torneio de jogo único que normalmente se realiza no estrangeiro.
Para os donos da casa, o técnico Luis Enrique poderá contar com jogadores que brilharam na campanha, como o craque Kylian Mbappé, artilheiro da Ligue1 com 18, e a pérola do futebol francês Warren Zaïre-Emery (17 anos).
O Toulouse seguramente terá em campo os holandeses Thijs Dallinga, autor de cinco gols na competição nacional, e Frank Magri (quatro), seus principais atacantes até o momento nesta temporada.
oda/wmr/cm