Juan Marcos Mancilla, Gerente de Logística de Puerto Valparaíso, na região de mesmo nome, destacou que a temporada de cruzeiros, iniciada em outubro passado, será reforçada este ano com 17 escalas, a primeira das quais está prevista para 10 de janeiro.
Prevê-se que até ao quarto mês do ano, quando termina esta forma de turismo, cheguem ao resort pouco mais de 34 mil veraneantes, deixando um impacto económico significativo no comércio e nos serviços.
O clímax será no dia 15 de abril, quando o Carnival Firenza, o maior navio do gênero, com 324 metros de comprimento, equivalente a três campos de futebol, atracará e tocará Valparaíso pela primeira vez.
Verónica Castillo, presidente da Federação dos Serviços Turísticos, referiu-se à importância do trabalho coordenado entre o município, a polícia e a Delegação Presidencial para manter o clima de segurança, um ponto crítico naquele setor.
Por outro lado, representantes da chamada indústria sem chaminés mostraram-se satisfeitos com o comportamento durante as celebrações do Natal e Ano Novo, quando a ocupação de diversas instalações a nível nacional atingiu os 90 por cento.
A Subsecretaria de Turismo estimou que neste verão chegarão ao Chile cerca de dois milhões de viajantes, principalmente provenientes de países vizinhos, e durante todo o ano o número poderá duplicar.
rgh/car/eam / fav