No entanto, a nação do sul da Ásia está a acompanhar de perto os recentes desenvolvimentos nessa área, enfatizou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Randhir Jaiswal.
O diplomata especificou que se trata de uma situação em evolução e que todos os aspectos deste panorama estão a ser analisados.
As nossas forças de defesa, incluindo navios da Marinha Indiana, estão a patrulhar a área e estamos a monitorizar de perto a situação, garantindo a segurança dos nossos navios que necessitam de proteção, confirmou.
Recentemente, a Marinha Indiana aumentou os seus níveis de força no Mar da Arábia Central e do Norte para proteger o comércio na área, de acordo com um comunicado do seu Ministério da Defesa.
Nas últimas semanas, registou-se um aumento de incidentes de segurança marítima em navios mercantes que transitam por rotas marítimas internacionais no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e no centro e norte do Mar da Arábia, explicou a entidade militar.
Ele lembrou a pirataria do navio MV Ruen, com bandeira de Malta, a aproximadamente 700 milhas náuticas da costa indiana, e o recente ataque de drones ao MV Chem Pluto, a aproximadamente 220 milhas náuticas a sudoeste de Porbandar, Gujarat.
Por outro lado, as milícias Houthi iemenitas atacam navios aliados de Israel que transitam pelo Mar Vermelho, exigindo um cessar-fogo imediato do governo de Tel Aviv contra os palestinos nos territórios ocupados, principalmente na Faixa de Gaza.
Após o início destas ações, os Estados Unidos coordenaram uma aliança para supostamente enfrentar os desafios de segurança no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, juntamente com o Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega e Ilhas Seicheles e Espanha.
A este respeito, o porta-voz do movimento de resistência Ansar Allah do Iémen, Muhammad Abdul Salam, denunciou que esta formação não visa garantir a segurança das rotas marítimas internacionais, mas sim surgiu do desejo norte-americano de preservar Israel e permitir-lhe continuar com os seus massacres contra o povo palestino.
jha/lrd/ls