4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jordânia rejeita deslocamento forçado de palestinos em Gaza

Jordânia rejeita deslocamento forçado de palestinos em Gaza

Amã, 7 jan (Prensa Latina) O rei Abdullah II reiterou hoje a rejeição da Jordânia ao deslocamento forçado de palestinos na Cisjordânia e em Gaza, considerando-o uma clara violação do direito internacional.

Durante a sua reunião com o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, apelou hoje ao fim da trágica crise humanitária na Faixa de Gaza, após três meses de persistentes bombardeamentos israelenses contra o povo palestino.

A este respeito, destacou a necessidade de permitir que a população de Gaza regresse às suas casas.

Ele também apelou aos Estados Unidos para que pressionem Israel para alcançar um cessar-fogo imediato em Gaza, proteger os civis e garantir a entrega adequada e sustentável de ajuda humanitária e médica à Faixa.

Segundo o monarca, o Reino repudia todas as tentativas de separação entre Gaza e a Cisjordânia, “porque são uma extensão do Estado Palestino”.

Ao mesmo tempo, salientou que a região não desfrutará de estabilidade sem uma solução justa para a causa palestina e sem alcançar uma paz completa baseada na solução de dois Estados.

Na ocasião, Abdullah II afirmou que a violência cometida pelos colonos israelenses contra os palestinos e as violações dos locais sagrados islâmicos e cristãos em Jerusalém ocupada são inaceitáveis e devem ser abordadas antes de causar uma explosão na situação regional.

Anteriormente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Expatriados, Ayman Safadi, enfatizou a necessidade de acabar com a agressão israelense em Gaza, ao falar com o seu homólogo Blinken.

De acordo com o relato oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Safadi insistiu na urgência de proteger os civis e de garantir o acesso sustentável à ajuda humanitária e médica a todas as áreas do enclave sitiado.

Depois de escalas na Turquia e na Grécia, Blinken chegou ontem à Jordânia para visitar a região que incluirá Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Israel.

ode/yma/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES