Situado entre a Índia e a China, o pequeno país do sul da Ásia, com 770.000 habitantes, tem um sistema eleitoral único de dois turnos.
A primeira etapa das eleições foi realizada em novembro do ano passado, na qual o grupo político governista Druk Nyamrup Tshogpa ficou em quarto lugar e foi posteriormente desqualificado.
O People’s Democratic Party (PDP) e o Bhutan Tendrel Party (BTP), que estão atualmente disputando as chaves do parlamento, enfrentam grandes desafios, como impulsionar a economia do país, de acordo com especialistas.
De acordo com o Banco Mundial, a taxa de desemprego entre os jovens do Butão é de 29%, o que pode ser um resultado direto do fraco crescimento econômico, que teve uma média de 1,7% nos últimos cinco anos, segundo especialistas. Além disso, o país enfrenta o problema da migração de jovens, sendo a Austrália o principal destino.
A esse respeito, relatórios locais revelaram que cerca de 15.000 butaneses obtiveram vistos de Canberra nos 12 meses até julho passado, o que é mais do que nos seis anos anteriores juntos.
lam/lrd/bm