Durante uma reunião na terça-feira em Gandhinagar, Gujarat, os dois dignitários se comprometeram a fortalecer os laços bilaterais e continuar sua excelente cooperação em nível multilateral, segundo um relatório do Ministério das Relações Exteriores.
Modi reafirmou o compromisso da Índia em construir uma conexão vibrante entre os dois governos.
Também ofereceu assistência ao Timor Leste na capacitação e no desenvolvimento de recursos humanos, na área de tecnologia da informação (TI) e finanças, no setor de energia e na área de saúde, incluindo medicina tradicional e produtos farmacêuticos.
Também convidou Horta a participar da International Solar Alliance (ISA) e da Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI).
O primeiro-ministro indiano também parabenizou o presidente timorense pela adesão de seu país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e expressou a esperança de que, em breve, o país se torne membro pleno da associação.
Por sua vez, Horta solicitou a cooperação da Índia para atender às suas prioridades de desenvolvimento, especialmente nas áreas de saúde e capacitação de TI, e expressou forte apoio às intenções de Nova Delhi de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Os dois também discutiram questões regionais e desenvolvimentos no Indo-Pacífico.
O relacionamento entre as duas nações está ancorado em valores compartilhados de democracia e pluralidade, depois que a Índia foi um dos primeiros países a estabelecer laços diplomáticos com Dili em 2002, disse o Ministério das Relações Exteriores.
Acompanhado por uma grande delegação, Horta está na Índia até quinta-feira para a 10ª Cúpula Mundial Vibrant Gujarat em Gandhinagar, no que é considerada a primeira visita em nível de Chefe de Estado ou de Governo entre as duas nações.
lam/lrd/bm