A Polícia Nacional Civil (PNC ) indicou em suas redes sociais que o dia 9 de janeiro terminou com zero homicídios em todo o território salvadorenho, o que coincidiu com a aprovação pela Assembleia Legislativa da vigésima segunda prorrogação do regime de emergência que foi prorrogado até 10 de fevereiro.
Esta medida, que apoiou o chamado Plano de Controle Territorial (PCR) do governo do presidente Nayib Bukele, permitiu reduzir a taxa de homicídios por dia para 0,4 durante 2023, com uma taxa anual de 2,4 por 100 mil pessoas, segundo relatórios oficiais.
Apesar da detenção de mais de 75 mil membros de gangues, a mídia e as próprias autoridades afirmam que ainda há mais de 20 mil que estão na ativa no país ou escondidos em zonas rurais e países vizinhos.
Nos últimos dias, o governo divulgou vários relatórios sobre a captura e entrega de criminosos pelas agências de segurança de Honduras e El Salvador.
No entanto, a detenção pelas autoridades mexicanas de Élmer Canales Rivera, vulgo “Crook”, em Tapachula, cidade na fronteira entre o México e a Guatemala, e o seu posterior transporte para os Estados Unidos ainda causa desconforto nos meios de comunicação políticos locais.
Na véspera, a questão voltou a surgir durante a aprovação do regime de emergência, quando a deputada Claudia Ortiz, do partido Vamos, disse que a Assembleia não procedeu à criação de uma comissão parlamentar para investigar a alegada cumplicidade de governantes na libertação do fora da lei, membro da liderança desses grupos.
mem/lb/cm