Além dos mandatários Mohamed bin Zayed Al Nahyan, da EAU; o timorense José Ramos-Horta e o moçambicano Filipe Nyusi, assistem à cidade de Gandhinagar mais de 200 delegados, entre eles representantes de 34 países e 16 organizações internacionais.
Abaixo da porta de entrada para o futuro, o evento durará até o fim com um programa centrado em setores emergentes como os semicondutores, o hidrogênio verde, a mobilidade elétrica e a fabricação espacial.
Contará com mais de 500 reuniões e uma série de seminários sobre temas de relevância global como indústria 4.0, tecnologia e inovação e energias renováveis, sinais de fontes oficiais.
Os destaques do dia incluem uma cimeira Índia-EUA e uma reunião do primeiro-ministro indiano com CEOs de grandes empresas globais no Fórum Global de Liderança FinTech.
Na véspera, à margem do evento, Modi encontrou-se com os presidentes convidados para discutir as possibilidades de expansão dos laços entre a nação sul-asiática e os seus países.
Com o presidente de Moçambique, o dignatário indiano revisou áreas de cooperação em função do impulso ao desenvolvimento da nação africana.
Ambos examinarão possibilidades nas áreas de defesa, luta contra o terrorismo, energia, saúde, comércio e inversão, agricultura, segurança hídrica, mineração, desenvolvimento de capacidades e cooperação marítima.
Modi manifestou o seu firme compromisso de apoiar as prioridades de desenvolvimento de Moçambique e sugeriu que os dois países poderiam trabalhar para melhorar a conectividade aérea em função de impulsionar os negócios, a cultura e as relações entre os povos.
Anteriormente, em diálogo com o mandatário José Ramos Horta, o primeiro-ministro índio ofereceu assistência a Timor Leste no desenvolvimento de capacidades e recursos humanos, no campo das tecnologias de informatização e finanças, no setor das energias e na atenção médica, incluindo a medicina tradicional e a indústria farmacêutica.
Também convidou Horta para se unir à Aliança Solar Internacional e à Coligação para uma Infraestrutura Resiliente aos Desastres.
oda/lrd / fav