Mais de 30 empresas chinesas, algumas com presença em El Salvador e outras com interesse em explorar investimentos no território, participaram numa exposição comercial organizada pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional nesta capital, segundo reportagem do Diário El Salvador.
O Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) e a Câmara de Comércio Internacional da China (CCOI) inauguraram na véspera a Exposição Comercial da República Popular da China em El Salvador, uma iniciativa com a qual procuram fortalecer as relações comerciais bilaterais, afirmou o relatório.
Entidades chinesas de telecomunicações, veículos, maquinaria industrial, alimentação, dispositivos eletrônicos e construção demonstraram os seus produtos e serviços num espaço montado no centro de convenções de um hotel da capital.
Algumas das empresas participantes já têm forte presença em El Salvador e estão considerando fortalecer suas operações com novas alianças, entre elas a gigante tecnológica Huawei, enquanto outras, como as empresas de engenharia China Harzone Industry Corp e empresas de dispositivos tecnológicos como a Vositone, estão explorando estabelecer eles mesmos aqui.
Luo Lei, vice-diretor geral do Departamento de Exposições e Eventos do CCOI, explicou que com esta exposição “ajudamos os expositores chineses a se conectarem de forma eficiente com os clientes locais em El Salvador. Assim, fortalecemos ainda mais a amizade bilateral e a confiança entre a China e El Salvador”.
Por sua vez, o embaixador chinês em El Salvador, Zhang Yanhui, destacou que estes projetos proporcionam benefícios concretos para ambas as nações. A título de exemplo, segundo dados do Banco Central de Reserva (BCR), o volume de comércio entre as duas nações até novembro de 2023 registou um crescimento de 30% face a 2018 (2,200 bilhões em relação aos 1,800 bilhões).
Por sua parte, Yao Ming, conselheiro econômico comercial na sede diplomática, garantiu que as empresas chinesas reconhecem a transformação que El Salvador está vivendo e demonstram interesse crescente em explorar negócios.
mem/lb/cm