“No momento, 11 pessoas estão participando da campanha eleitoral, embora em diferentes estágios. Oito delas foram nomeadas por partidos políticos, três foram nomeadas por conta própria”, disse o chefe da sede eleitoral.
De acordo com o ECC, três candidatos de partidos parlamentares foram oficialmente registrados: Leonid Slutsky (Partido Liberal-Democrático), Vladislav Davankov (Novo Povo) e Nikolai Kharitonov (Partido Comunista).
“Dos outros partidos políticos: Sergei Malinkovich (Comunistas da Rússia), Boris Nadezhdin (Iniciativa Civil), Andrei Bogdanov (Partido Russo da Liberdade e Justiça), Sergei Baburin (União do Povo Russo), Irina Sviridova (Partido Democrático da Rússia).
Pamfilova especificou que os candidatos apresentados de forma autônoma são Vladimir Putin, Russian Rada e Anatoli Batashev.
A lei eleitoral russa estabelece que os candidatos do partido parlamentar não precisam coletar assinaturas de eleitores, “enquanto os candidatos autoproclamados devem coletar pelo menos 300.000 assinaturas, de modo que cada região da Rússia tenha pelo menos 7,5.000”, disse ele.
“Quanto aos candidatos de partidos não parlamentares, eles devem apresentar não menos que 100.000 e não mais que 105.000 assinaturas de eleitores, com um máximo de 2.500 assinaturas por região.
As eleições presidenciais serão realizadas de 15 a 17 de março de 2024, e o CCE anunciará o registro final em 10 de fevereiro.
mem/hoo/bm