Na presença do presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), Esteban Lazo, entre outros representantes do Estado, os participantes da sessão plenária no Palácio de Convenções conheceram os resultados e os desafios do trabalho da organização nos últimos anos e suas projeções.
Na reunião, que ajudará no caminho para o 10º Congresso da organização, foi anunciado o cronograma das assembleias em todas as províncias, associações e seções, bem como os membros das Comissões de Estatutos e Processo Eleitoral.
Por sua vez, Rogelio Polanco, membro da Secretaria do Comitê Central do Partido e chefe do Departamento Ideológico, anunciou a decisão de promover Luis Morlote como funcionário da estrutura auxiliar do Comitê Central na área ideológica, como parte de sua preparação para futuras responsabilidades nesse órgão e nas instituições.
Conforme estabelecido nos estatutos da Uneac, a atual primeira vice-presidente, Marta Bonet, assumirá o cargo de presidente da organização até o próximo conclave.
Enquanto isso, a jornalista e cineasta Magda Resik será a nova primeira vice-presidente, a artista visual Lesbia Vent Dumois ocupará a vaga de vice-presidente e Morlote, a partir de suas novas responsabilidades, acompanhará o processo de preparação do Congresso.
Este Conselho Nacional encerra um período de trabalho de quase cinco desafiadores e belos anos. Agradeço em nome da presidência da organização a todos aqueles que, desde 2019, fazem parte de nossos Órgãos Diretivos e que concluem seus mandatos nas reuniões que começam na próxima semana, disse Morlote.
Ele também estendeu seus agradecimentos aos membros por suas contribuições individuais; “a vocês, todos vocês, que fizeram da Uneac uma organização viva, beligerante, ativa, contribuinte, comprometida e necessária”.
Com esse Conselho, abrem-se também os debates do 10º Congresso e, com eles, as ideias e propostas que marcarão a direção da Uneac por mais cinco anos de trabalho, disse o produtor de rádio e televisão.
Antes da sessão plenária, a vanguarda artística, das diferentes Associações, discutiu os desafios do universo cultural no país e outras questões centrais que preocupam os criadores e intelectuais.
lam/amr/glmv