O diretor geral da IPDC, Aklilu Tadesse, rubricou o acordo com representantes dessas entidades que desenvolverão atividades de produção em parques em Mekelle (Tigray), Jimma (Oromia), Bahir Dar (Amhara), Kilinto e Bole Lemi, este último em Adis Abeba, informou a corporação local em sua conta na rede social X.
As empresas, com um total de US$ 100 milhões, receberão edifícios industriais localizados em um terreno de 31.000 metros quadrados e mais 4,5 hectares para diversas finalidades.
Espera-se que eles gerem oportunidades de emprego para mais de 5.000 cidadãos e facilitem as conexões de mercado para mais de 50.000 agricultores.
O IPDC foi criado em 2014 como uma das empresas estatais e agora é considerado um mecanismo de industrialização rápida que estimula as indústrias de manufatura, acelera a transformação econômica e promove e atrai investidores nacionais e estrangeiros.
Para possibilitar as operações pré e pós-investimento, a empresa utiliza terrenos industriais com serviços, galpões pré-construídos equipados e instalações de infraestrutura de acordo com os padrões internacionais, sem comprometer a segurança dos trabalhadores ou do meio ambiente.
Em colaboração com a Ethiopian Investment Commission e a Revenue and Customs Authority, entre outras instituições, ele oferece um serviço de balcão único para investidores em parques industriais designados.
jf/nmr/bm