22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola fortalecerá presença na Ásia com abertura de novas embaixadas

Angola fortalecerá presença na Ásia com abertura de novas embaixadas

Luanda, 11 jan (Prensa Latina) Angola trabalhará neste 2024 para fortalecer sua presença na Ásia com a abertura de embaixadas na Austrália, Indonésia, Filipinas e Timor Leste, afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Falando na cerimônia de cumprimentos de Ano Novo dos órgãos executivos centrais da instituição, realizada no Ministério das Relações Exteriores, o ministro destacou o trabalho diplomático a ser realizado em várias frentes, particularmente no campo das presidências exercidas pelo país.

Ressaltou que a agenda em prol da paz e da integração ocupará grande parte da atuação à frente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como na Organização dos Estados da África, Caribe e Pacífico (OASCP), que Angola também preside.

Outros aspectos importantes no ano que se inicia serão o lançamento oficial da candidatura à presidência rotativa da Comissão da União Africana (final de 2024) e a integração do Conselho de Paz e Segurança (CPS) do continente, cuja eleição ocorrerá em fevereiro.

António pediu um trabalho com espírito de dedicação e responsabilidade, a fim de desempenhar um papel adequado nas organizações das quais o país é membro.

Ele também mencionou, entre as principais questões a serem abordadas, o fortalecimento dos laços e a proteção dos direitos dos angolanos na diáspora.

Referiu-se também ao funcionamento interno do Ministério e à formação de quadros como elementos importantes no trabalho a ser realizado.

Quanto a 2023, o ministro destacou a agenda para a paz promovida pela diplomacia angolana, com base nas indicações da Presidência da República, com destaque para a situação no leste da República Democrática do Congo.

Lembrou que, em agosto último, o país assumiu a presidência da SADC, ocasião que tem sido aproveitada para fortalecer a integração regional.

A realização de consultas políticas bilaterais com vários países, que permitiram uma revisão da cooperação com diferentes Estados, foi outra questão destacada pelo ministro das Relações Exteriores em seu resumo de 2023.

Ele também se referiu à participação ativa do Ministério no apoio à realização da Assembleia Geral da União Interparlamentar, realizada em outubro, e à terceira edição da Bienal de Luanda, em novembro.

ro/kmg/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES