De acordo com a filial local da State Grid, a rede usa tecnologias avançadas, como a Internet industrial, o sistema de navegação por satélite Beidou e a inteligência artificial. O sistema fornece informações em tempo real sobre o status operacional da rede elétrica e, portanto, foi projetado para melhorar sua eficiência operacional.
Também fornece monitoramento preciso do status da geração de energia eólica e fotovoltaica, células de carga e sistemas de armazenamento de energia.
A rede inteligente digital pode determinar automaticamente o local de uma falha analisando anomalias sutis nos dados de consumo.
Posteriormente, inicia a orientação remota com base no programa de manutenção inteligente, que ajuda a restaurar rapidamente o fornecimento de energia regional, informou a agência de notícias Xinhua.
De acordo com Wei Lei, vice-diretor da State Grid em Jiangsu, esse é um projeto piloto importante para a construção de um novo sistema de energia.
Essa rede inteligente digital expandirá sua interação com outros sistemas a fim de fornecer soluções para a construção de cidades inteligentes, acrescentou.
A China anunciou recentemente que estabelecerá uma cadeia industrial moderna para um novo sistema de energia, de acordo com a transição para uma rede inteligente mais limpa, eficiente e flexível.
De acordo com a CCTV, a China está buscando melhorar a eficiência, a confiabilidade e a integração de fontes de energia limpa.
Para os especialistas, a reforma é consistente com as metas ambientais mais amplas do país e com a necessidade de garantir um fornecimento de energia resiliente para sustentar a economia.
mem/idm/bm