22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Documentário sobre o cinema cubano apresentado na televisão italiana

Documentário sobre o cinema cubano apresentado na televisão italiana

Roma, 11 de jan (Prensa Latina) O documentário Cine Libre, apresentado na véspera no espaço Art Night do canal de televisão Rai5, conta a história de um sonho que se tornou realidade em Cuba após o triunfo da Revolução, seu diretor, Adolfo Conti, destacado hoje.

Conti destacou em nota enviada à Prensa Latina o papel desempenhado pela Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba (Anaic) e seu presidente, Marco Papacci na produção desta obra, que destaca o desenvolvimento cultural da sétima arte e do cartaz cinematográfico na ilha, porque “acreditou imediatamente no projeto, que apoiou e promoveu de todas as formas”.

Também foi fundamental o papel da Missão Diplomática Cubana na Itália, em particular da Embaixadora Mirta Granda, que ajudou a “abrir as portas de muitas instituições cubanas”, em primeiro lugar, o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC) o diretor.

O material audiovisual de uma hora de duração, veiculado em um dos programas mais assistidos do canal, no horário nobre, às 21h15, horário local da última quarta-feira, acompanha o trabalho do grupo criativo El Nocturnal, formado por destacados artistas do cartaz cubano, que através de desenhos e palavras contam momentos da história recente do seu país.

A origem desta iniciativa remonta a 2016, quando Luigino Bardellotto, fundador do Centro de Estudos de Cartéis Cubanos na cidade de San Doná di Piave, localizada na província nortenha de Veneza, abordou a ideia de contar a história com documentário o cineasta Elia Romanelli, do cartel cubano, e um ano depois Conti ingressou neste projeto como codiretor e produtor.

Entre 2018 e 2023, o projeto ganhou corpo através de pesquisas realizadas em Havana em instituições culturais como a Cinemateca de Cuba, a Biblioteca Nacional José Martí, mas sobretudo com a ajuda de estudiosos e personalidades da arte e do cinema daquele país como Lésbia: Vent Dumois, Luciano Castillo, Jorge Bermúdez, Sara Vega, José Menéndez e o diretor Manuel Pérez.

A participação do grupo de artistas gráficos que compõem El Nocturnal foi muito importante desde o início, incluindo Raúl González, Edel Rodríguez, Michelle Miyares e Nelson Ponce.

À medida que a pesquisa se expandia, afirmou o diretor italiano, entendia-se que a história dos cartazes não poderia ser contada sem falar do cinema cubano revolucionário e de um projeto cultural global muito mais amplo, complexo.

Assim, este documentário aborda a campanha de alfabetização, a iniciativa Cinemovil de levar esta arte às montanhas, a fundação de Icaic, a Casa de las Américas e a participação de artistas internacionais de renome, como o argumentista de cinema italiano Cesare Zavattini.

“Os cartazes dos filmes são o testemunho visual deste Cinema Livre”, afirmou o realizador, que sublinhou tratar-se de um “projeto único no mundo, que coloca o valor artístico da obra à frente do benefício económico, acima das limitações comerciais”. concorrência industrial sem alternativas.

mem/ort / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES