Lewandowski sucederá Flávio Dino, que foi proposto por Lula como o novo juiz do STF.
Dino, ex-governador do estado do Maranhão (nordeste), teve seu nome aprovado pelo Senado Federal e assumirá a cadeira de Rosa Weber na Suprema Corte. Sua posse está marcada para 22 de fevereiro.
Lewandowski teve uma reunião com Lula na noite de ontem no Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes em Brasília, onde Dino também estava presente para discutir os detalhes finais da nomeação do novo Ministro da Justiça.
O ex-ministro do STF, que se aposentou do tribunal em abril após completar 75 anos, era o favorito de Lula para o ministério.
De acordo com relatos da mídia, Lewandowski conheceu o fundador do Partido dos Trabalhadores quando era sindicalista (década de 1970), no município de São Bernardo do Campo, Zona Sudeste da Grande São Paulo, mais conhecido como ABC Paulista.
Na cerimônia realizada no Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), Lula disse na quinta-feira que a nomeação de Lewandowski será publicada no dia 19 de janeiro e ele tomará posse no dia 1º de fevereiro.
Até lá, o companheiro Flávio Dino, que só tomará posse no dia 22 de fevereiro, exercerá suas funções com a maestria que tem feito até agora”, explicou o presidente.
Ele especificou que o novo ministro terá autonomia para formar sua própria equipe à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Quero que as pessoas formem o time em que vão jogar. Se eu fosse um técnico de futebol, eu não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que ele fosse, formasse o meu time’, enfatizou Lula.
lam/ocs/glmv