As autoridades incluíram na lista de problemas os aumentos indevidos de preços ao consumidor para controlar a inflação e o mercado contra a especulação injusta e descontos enganosos.
A este respeito, o ministro do Desenvolvimento grego, Kostas Skrekas, destacou que são realizadas auditorias à especulação e aos descontos enganosos, depois de os mecanismos de controle detectarem determinadas categorias de produtos e desvios significativos de preços na Grécia, em comparação com o resto da Europa.
Afirmou que condenam as práticas comerciais desleais, salientando que as crises internacionais dos últimos anos realçaram e exacerbaram uma série de distorções que permitiram a alguns aplicar práticas comerciais com impostos sobre os preços de venda dos produtos.
O pacote de medidas anunciado prevê a fixação de um limite máximo para a margem de lucro bruto das empresas que importam, produzem e distribuem leite infantil na Grécia.
Incluem também a proibição de os fornecedores realizarem promoções em produtos com aumento de preços.
O Governo do país grego pretende reduzir em 30 por cento os descontos totais dos fornecedores nos supermercados para repassar o benefício ao consumidor com a correspondente redução dos preços.
mem/rfc / fav