28 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento cubano expressa solidariedade ao Equador

Parlamento cubano expressa solidariedade ao Equador

Havana, 11 jan (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento) de Cuba, Esteban Lazo, ratificou hoje sua solidariedade com o povo e o governo do Equador ante a violência desatada por grupos criminosos no país.

Lazo expressou na conta X do parlamento nacional o total apoio das autoridades cubanas à paz nessa nação, às vésperas do 10º aniversário da Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz”, em uma cúpula de líderes da região realizada nessa capital em 2014.

No dia anterior, o chefe de Estado do país caribenho, Miguel Díaz-Canel, repudiou os recentes atos de violência em várias cidades equatorianas.

Por meio da mesma rede social, o presidente manifestou seu apoio ao governo do país latino-americano e expressou sua solidariedade às famílias afetadas pelos eventos que causaram vítimas e a desestabilização das instituições.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, ratificou a posição de seu governo em apoio ao seu homólogo equatoriano, ao mesmo tempo em que desejou a rápida restauração da paz diante da crescente violência no país.

Na terça-feira, grupos armados tomaram uma estação de televisão em Guayaquil, a universidade e geraram terror nas ruas, fazendo com que o presidente equatoriano Daniel Noboa declarasse um conflito armado interno por decreto e classificasse vários grupos do crime organizado no país como terroristas.

Noboa, que se tornou presidente em novembro de 2023, ordenou a intervenção direta das Forças Armadas, que começaram a patrulhar as ruas.

Esses atos ocorreram em meio ao estado de emergência decretado na segunda-feira pelo governante, que incluiu um toque de recolher das 23:00 às 05:00 (horário local).

Até o momento, em Guayaquil, pelo menos oito pessoas foram mortas e duas ficaram feridas em ataques armados, disse o prefeito da cidade, Aquiles Alvarez.

O Equador terminou 2023 como o país mais violento da América Latina, com mais de 7.800 mortes violentas, um número sem precedentes que contrasta com a diminuição da criminalidade até 2017. mem/lld/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES