No início de seu percurso, Díaz-Canel visitou a Unidade Básica de Produção Cooperativa (UBPC) Gispert, no município de Colón, onde destacou o trabalho dos produtores que, apesar das limitações, conseguem resultados significativos para contribuir com a alimentação da população e beneficiar os trabalhadores.
Com 164 hectares (ha) de batatas, a unidade se destaca em Cuba na produção desse tubérculo, enquanto os produtores esperam um rendimento de 22,5 toneladas e outros alimentos como banana extra-densa e batata-doce se destacam na UBPC, que tem uma força de trabalho de 100 trabalhadores e 84 usufrutuários, como explicou ao presidente seu diretor Osmani Peña.
Durante a visita, o presidente cubano, acompanhado pela primeira secretária do Partido Comunista de Cuba na província, Susely Morfa González, e pelo governador Mario Sabines Lorenzo, conversou com Leandro Medina, produtor usufrutuário da fazenda La Esperanza, que possui 67 hectares com coelhos, carneiros, porcos e outros animais.
Em La Esperanza, Díaz-Canel enfatizou que é essencial gerenciar os créditos de forma eficiente, diversificar a produção e substituir as importações de forragem para obter mais alimentos.
Durante a visita, o presidente também visitou a Casa Maternidade no município de Colón, uma instalação com 28 capacidades que presta serviços a áreas como Los Arabos, Perico, Calimete, Jagüey Grande e Ciénaga de Zapata, e soube que o centro está planejando uma expansão em 2025 que elevará sua capacidade para 56.
Instituições de saúde e produção estão entre os locais visitados pelo presidente cubano durante sua presença no município de Colón, como parte de uma turnê que começou nesta quinta-feira no município de Bahía Honda, na província de Artemisa, e se estenderá por todo o país.
mem/ads/mb