Segundo o vice-ministro, “o comportamento crescente” continua após o confinamento imposto devido à pandemia de Covid-19.
Flores comentou que o Governo do Presidente Luis Arce decidiu apostar na reativação económica, sendo que em 2022 o Estado plurinacional já recebeu 724 mil visitantes, com uma movimentação econômica de pelo menos 530 milhões da moeda dos Estados Unidos.
Nessa base, comentou, estava previsto receber 977 mil viajantes até 2023, no entanto, o número foi ultrapassado com um rendimento superior ao previsto.
“Em 2023 conseguimos ultrapassar um milhão de visitantes turísticos estrangeiros, ou seja, superamos as projeções que tínhamos para 2023, portanto em 2023 terão sido gerados 800 milhões de dólares de movimento graças ao turismo receptivo”, reiterou o vice-presidente. .
Flores acrescentou que, com base nestes indicadores, para este ano se espera receber 1,3 milhão de viajantes no país andino-amazônico e atingir 959 milhões de dólares em receitas.
No contexto da reativação da economia e da política de industrialização com substituição de importações, o Órgão Executivo fortalece destinos turísticos como o Salar de Uyuni, em Potosí, e o Parque Cretáceo, em Sucre, departamento de Chuquisaca, entre outros.
Fontes do Vice-Ministério de Turismo informaram à Prensa Latina que em 2023 foram importantes visitas de familiarização de empresários, jornalistas e pessoas predominantes nas redes sociais do Canadá e da Bélgica para fechar negócios.
Acrescentaram que, através das embaixadas da Bélgica e do Canadá, o Governo convidou, através do Itamaraty, estes empresários a conhecerem os benefícios turísticos do país serrano.
Entre outros destinos, estes grupos de operadores turísticos estrangeiros visitaram o carnaval de Oruro, o Salar de Uyuni e o Lago Titicaca, entre outros.
ro/jpm/ml