De acordo com a pesquisa Elabe para Na rede de TV BFM, a lista encabeçada pelo presidente da entidade, Jordan Bardella, obteve 28,5% dos votos, bem acima dos 23,3 com que dominou as eleições para o Parlamento Europeu em 2019.
Por trás do RN, um partido que já confirmou Marine Le Pen como sua candidata Nas eleições presidenciais de 2027, o partido governante Renacimiento com os seus aliados Movimento Democrático e Horizontes ficou a 10 pontos de distância.
A força política nacionalista liderou o apoio dos eleitores com menos de 35 anos, com 31 por cento, e dos entre 35 e 64 anos, com 32 por cento.
Nas fileiras da esquerda, o Partido Socialista e a Plaza Pública, liderados pelo eurodeputado RaphaÔl Glucksmann, obtiveram 9,5 por cento, seguidos pelos ecologistas (8,5) e La Francia Insubmisso (7,5).
Também de olho nas eleições presidenciais de 2027, Le Pen está muito bem colocada nas pesquisas, o que desperta preocupações com o avanço dos extremos certo, um cenário que já se concretizou noutras potências europeias, como a Itália e os Países Baixos.
A este respeito, Glucksmann disse ao jornal Le Monde que o seu objetivo é evitar que o partido no poder e o RN “sequestrem” as eleições europeias.
ode/wmr/ls