A autoridade sanitária emitiu um alerta para que o público não o consumisse e detalhou, por meio de sua rede social X, que, após análise laboratorial, foi detectada contaminação por chumbo no produto.
Entretanto, o pronunciamento da Arcsa não estabelece nenhum procedimento para a retirada da noz-moscada em questão do mercado.
Em dezembro de 2023, a nação sul-americana ativou alertas após detectar altos níveis de chumbo em cinco produtos contendo canela fabricados aqui.
De acordo com estudos de laboratório, o purê de maçã com canela, o purê de frutas tropicais da marca Wanabana, o mingau de maçã com canela da marca Weis e outro produto do mesmo tipo da Schnucks estão entre os produtos contaminados.
Além disso, a compota de manga orgânica, também da marca Wanabana, que é consumida nesse país sul-americano, foi retirada do mercado nacional pela autoridade sanitária, enquanto a mídia local informa que as quatro primeiras foram exportadas.
Da mesma forma, a Arcsa confirmou que os produtos afetados também incluem molhos para churrasco e tomate de marcas que não foram divulgadas à mídia até que a autoridade sanitária as torne públicas.
Anteriormente, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) emitiu um alerta depois que sete crianças hospitalizadas apresentaram níveis elevados de chumbo no sangue após consumirem esses mingaus.
Vários especialistas alertaram a população que, à medida que esses metais continuam a se acumular, pois não podem ser expelidos quando consumidos a longo prazo, eles começam a causar efeitos à saúde, um dos quais é o desenvolvimento de câncer.
mem/nta/bm