A campeã mundial no C-1 dos 200 metros rasos em Duisburg, na Alemanha, sonha com a medalha olímpica em Paris e vivenciar mais uma vez um ano repleto de pódios em provas internacionais que a mantêm entre a elite mundial da modalidade.
Na vida não importa se você é atleta ou não, o importante é acordar todos os dias com a mente fixada nos seus objetivos, e trabalhar com disciplina rigorosa, fator determinante nos pódios que você alcançará ou não, afirmou o canoísta.
Natural da província de Guantánamo, no leste de Cuba, a jovem canoísta destacou sua empolgação em competir nos Jogos Olímpicos Paris 2024, evento ao qual chega com o rótulo de uma das favoritas para subir ao topo do pódio e fazer então trabalha duro.
“Na minha opinião, quanto mais resultados o atleta obtiver, mais simples tem que ser. Aprendi isso com Serguey Torres, campeão olímpico em Tóquio 2020 e companheiro na seleção. Acho que a humildade é importante na vida”, disse o eleita a melhor atleta cubana feminina de 2022 e 2023.
Cirilo Destacou que os canoístas cubanos vivem como uma grande família: “compartilhamos treinos, alegrias, preocupações, ligamos uns aos outros quando estamos longe e desfrutamos dos nossos resultados desportivos”.
Segundo a monarca mundial, que nos primeiros anos de vida se interessou por esportes como xadrez e vôlei, o técnico Nelson Perales tem sido um elo muito importante na carreira desportiva: “entre nós dois partilhámos boas experiências e ainda temos muitos anos de trabalho conjunto para aperfeiçoar detalhes e colher novos louros”.
Yarisleidis confessou o quão emocionante é subir ao topo do pódio: “você sente uma satisfação pessoal indescritível, mas também pensa imediatamente nos seus colegas, no seu povo, na sua família quando vê sua bandeira hasteada, ouvindo seu hino, e quase sempre muito longe do seu país.”
“Agradeço o apoio de muitas pessoas que contribuem para alcançar esses resultados e desfrutar daqueles momentos que são cruciais na vida desportiva de um atleta”, acrescentou.
Com um 2023 em que, além da coroa em Duisburg, proclamado campeão dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe em San Salvador e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile, o estelar canoísta Torna-se uma das maiores aspirações de Cuba e espera alcançar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
jcm/ads/ls