Falando na reunião ministerial preparatória para a 19ª Cúpula do NAM, o Ministro das Relações Exteriores enfatizou que o cenário global apresenta desafios cada vez mais complexos e multidimensionais, que atravessam fronteiras e afetam os Estados nas mais variadas áreas: política, econômica, social e multilateral.
Nesse sentido, destacou a relevância do tema escolhido para a reunião do bloco, dedicado ao “Aprofundamento da cooperação para a prosperidade global compartilhada”.
Acrescentou que essa é uma exortação para fortalecer ainda mais os laços dentro do Movimento e definir estratégias proativas para alcançar o objetivo comum, de acordo com um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola.
António agradeceu a Uganda, que assumirá a presidência do NAM, por receber a delegação de seu país no evento, e parabenizou o Azerbaijão por sua “brilhante presidência em circunstâncias difíceis”, como a pandemia de Covid-19.
A reunião ministerial foi aberta pela vice-presidente de Uganda, Jessica Rose Epel Alupo, no Centro de Conferências Munyonyo e, de acordo com a agenda, preparará toda a documentação para a Cúpula da NAM, programada para 19 e 20 de janeiro em Kampala.
Na quarta-feira, os participantes ouviram o relatório da reunião técnica realizada em 15 e 16 de janeiro e foram informados sobre uma sessão específica sobre a situação na Palestina.
Cerca de 120 delegações dos Estados Membros, bem como de países e organizações internacionais com status de observador, estão participando.
mem/kmg/bm