Eles acrescentaram que esse número chegou a 2,9% e três décimos na União Europeia (UE) como um todo, para 3,4%, de acordo com o relatório publicado na quarta-feira.
Assim, o Eurostat confirma sua estimativa preliminar para a área do euro também para o núcleo da inflação, que caiu para 3,4%, dois décimos de um ponto percentual a menos do que o registrado em novembro (excluindo o efeito da energia e dos alimentos frescos, pois são os mais voláteis).
Em dezembro, houve uma moderação no aumento anual dos preços de todos os componentes da cesta básica, com alimentos, álcool e tabaco aumentando 6,1%, oito décimos de ponto percentual a menos do que em novembro.
Enquanto os serviços registraram uma inflação de 4% e os bens de energia não industriais uma taxa de 2,5%. No entanto, os preços de energia desaceleraram seu declínio para 6,7%, abaixo dos 11,5% registrados no mês anterior.
As menores taxas de inflação foram registradas na Dinamarca (0,4%), na Itália e na Bélgica (ambas com 0,5%) e na Letônia (0,9%), enquanto os maiores aumentos anuais de preços foram observados na Romênia (7%) e na Eslováquia (6,6%).
mem/rfc/bm