Através de sua conta na rede social X, Rodríguez, que se encontra em Uganda para a reunião ministerial do Movimento dos Não Alinhados, enviou saudações aos delegados que participaram do fórum de solidariedade realizado na África do Sul.
Na plataforma, o ministro das Relações Exteriores também agradeceu aos participantes pela condenação da inclusão de Cuba na lista unilateral de países que patrocinam o terrorismo.
Com a adoção de um plano de ação e de uma declaração final pelos 245 delegados de 28 nações, a 7ª Reunião Continental Africana de Solidariedade com Cuba foi concluída na quarta-feira.
As ações propostas para fortalecer a colaboração com Cuba incluem as áreas de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia; Solidariedade Pan-Africana, Cooperação Econômica; Solidariedade de Povo para Povo.
Da mesma forma, em iniciativas relacionadas a Governo a Governo e Relações Diplomáticas; Cultura; Mulheres e Juventude.
Entre as propostas dos delegados, destacou-se o pedido de esforços adicionais na luta por uma ordem mundial pacífica e justa.
Os participantes adotaram, entre outras medidas programáticas, permanecer unidos nos esforços para aumentar a conscientização e intensificar os protestos políticos pacíficos dirigidos às embaixadas dos EUA.
Isso estava de acordo com a condenação contínua do bloqueio dos EUA a Cuba, seus impactos extraterritoriais e a ocupação estrangeira de parte da Baía de Guantánamo.
Os participantes do VII Encuentro se comprometeram a aprofundar os laços de colaboração entre Cuba e África em vários setores, incluindo comércio, investimento e relações financeiras, assistência médica, educação, agricultura, desenvolvimento e manutenção de infraestrutura, bem como energia, ciência e tecnologia.
rgh/mks/glmv