Para comemorar o 64º aniversário das relações bilaterais e o Dia Nacional da ilha, participaram da atividade representantes da imprensa, de organizações de solidariedade e de empresários indianos, do corpo diplomático cubano e de outros países, juntamente com a delegação empresarial que a acompanha do Ministério das Comunicações de Cuba (Mincom) em visita de trabalho ao país do sul da Ásia.
Na concorrida recepção, enfeitada com música e símbolos da cultura e idiossincrasia da ilha, o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros indiano destacou os estreitos laços bilaterais que existem entre ambas as nações desde o Triunfo da Revolução, em 1 de Janeiro de 1959.
Ele ressaltou que as relações avançaram em setores como a medicina ayurvédica, a cooperação para o desenvolvimento e o apoio da Índia nos ramos econômicos da nação caribenha.
Mencionou os biocombustíveis como um dos ramos em que ambos os países podem avançar nos aspectos relacionados com a cooperação.
Por sua vez, o Embaixador Alejandro Simancas, nas suas palavras, destacou o apoio da nação asiática no enfrentamento de Cuba ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.
O diplomata agradeceu o apoio que a Índia sempre deu às resoluções da ilha caribenha de denunciar a guerra econômica dos EUA contra o povo cubano todos os anos perante as Nações Unidas.
A Índia e Cuba desfrutam de excelentes relações bilaterais, que os seus governos identificam como tradicionalmente calorosas e amigáveis.
O país do sul da Ásia foi um dos primeiros a reconhecer o novo governo cubano após o Triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959.
A visita de Ernesto Guevera à Índia, de 30 de junho a 4 de julho de 1959, abriu laços diplomáticos que frutificaram com a abertura de embaixadas nas respectivas capitais das duas nações.
Em 2023, ambas as cidades celebraram os 50 e 40 anos da primeira e segunda visitas à Índia do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, que sempre professou um carinho infinito pela terra de Mahatma Gandhi.
O primeiro chefe da missão indiana em Havana apresentou as suas credenciais na nação caribenha em 12 de janeiro de 1960.
mem/lrd/cm