Segundo o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, o pacto, uma colaboração entre o governo federal, o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, o estado da Bahia e o Instituto de Tecnologias em Saúde (Senai Cimatec), visa promover a desenvolvimento da indústria aeroespacial na área.
A futura instalação do Parque Tecnológico Aeroespacial acontecerá na Base Aérea de Salvador, capital baiana, em área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será responsável pela gestão da unidade.
O parque será dedicado ao ensino, pesquisa avançada e inovação no setor aeroespacial.
Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica em outubro, uma comissão de estudo composta por representantes das partes envolvidas concluiu, em relatório assinado em dezembro, que não há impedimentos legais ou regulatórios para a implantação do parque em Salvador.
Além de Lula, a cerimônia contará com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades e representantes estaduais do setor aeroespacial.
Segundo a fonte, o presidente irá à tarde ao município de Paulo Afonso, onde participará da inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O campus, que já abriga o curso de Medicina, faz parte da estratégia de interiorização do ensino superior.
Este prédio da Univasf está equipado com laboratórios especializados, ambulatórios, salas de reforço e auditórios, com o objetivo de melhorar a oferta educacional da região.
A agenda de Lula no Nordeste, região onde o presidente concentra sua maior popularidade, inclui também visitas aos estados de Pernambuco e Ceará, com uma série de atos administrativos para assinar.
jha/ocs/hb