Uma nota emitida pelo Instituto Colombiano de Agricultura (ICA) enfatizou que a abertura desse mercado representa uma oportunidade importante para os produtores colombianos devido ao seu potencial de crescimento significativo.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Brasil é o segundo maior consumidor de flores da América Latina, com uma demanda anual de cerca de um bilhão de dólares.
As flores da Protea spp. são uma espécie exótica e, por se caracterizarem por suas cores brilhantes e formato marcante, são muito populares no gigante sul-americano em arranjos de flores, decoração de eventos e como presentes.
As exigências fitossanitárias acordadas pelos dois países incluem que as flores cortadas devem ser embaladas em recipientes de primeiro uso, sem terra, acompanhadas de um certificado emitido pela Organização Nacional de Proteção de Plantas, nesse caso, a ICA.
Por sua vez, o governo brasileiro verificará se as remessas estão sujeitas à inspeção no ponto de entrada da Inspeção Fitossanitária, bem como à coleta de amostras para análise em laboratórios oficiais ou laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
ro/ifs/bm