Na maior das Antilhas, uma das cidades com grandes perspectivas de crescimento para o turismo urbano, as ações construtivas para a celebração do 510º aniversário da antiga Villa del Puerto del Príncipe, vêm com a aplicação de novas tecnologias de informação.
Conversas de Prensa Latina com o diretor da OHCC, José Rodríguez, revelaram que “o parque nas imediações de Coppelia, naquela que é a primeira fase do corredor cultural dedicado ao Ballet, e onde além do serviço gastronômico, serão oferecidas instalações para recarga de telefones, acesso a aplicativos para dispositivos móveis e exploração de energia renovável”.
A colocação de uma tela gigante “onde o programa cultural da cidade será projetado será muito interessante no meio de um oásis de luz que será gerado pela instalação de lâmpadas que funcionarão graças às novas células fotovoltaicas”, declarou o historiador.
Ele garantiu que a infraestrutura funcionará independentemente do Sistema Nacional de Eletroenergia, “algo muito benéfico, especialmente para os jovens, algo que também será estendido à Plaza de los Trabajadores”, declarou.
A agenda governamental de Cuba tem como prioridade de desenvolvimento a exploração de energias renováveis, bem como o uso de aplicativos e programas nacionais ligados à informatização da sociedade.
Essa perspectiva chega bem a tempo para as comemorações do 510º aniversário de uma das cidades patrimônio de Cuba, fundada entre as primeiras do gênero pelos espanhóis no Caribe e que abriga um patrimônio cultural invejável.
mem/fam/mb