Entre os quatro mil filmes estreados até agora no Festival de Cinema Independente, o longa-metragem (2014), do mesmo diretor que dirigiu o multipremiado “La La Land” (2016), trata do intenso drama de um estudante de bateria de jazz e seu professor que sofre bullying.
O Sundance promove filmes novos e independentes de diretores emergentes e comemora, a partir de hoje e até 28 de janeiro, sua trajetória de sucesso que começou em Park City (Utah), por iniciativa do lendário Robert Redford.
“Whiprash” superou o filme de estreia de Quentin Tarantino, “Reservoir Dogs”, em segundo lugar, e “Get Out”, de Jordan Peele, em terceiro.
A pesquisa foi votada por mais de 500 cineastas, críticos e distribuidores ligados ao festival. Completando a lista estão “Pequena Miss Sunshine” (quarto) e “Memento”, de Christopher Nolan (quinto).
O Sundance, co-fundado por Redford e realizado em uma altitude de 2.150 metros em temperaturas abaixo de zero, é um importante ponto de partida para as carreiras de muitos dos principais cineastas do setor.
Whiplash abriu o festival de 2014 e ganhou os principais prêmios do público e do júri.
Também ganhou três Oscars, incluindo o de Melhor Ator Coadjuvante para J.K. Simmons.
O cineasta Chazelle, desde seu sucesso com “La La Land” e de se tornar o mais jovem vencedor do Oscar na categoria de Melhor Diretor, dirigiu “First Man” (2018) e “Babylon” (2022).
ro/dpm/bm