A gangue de Bel-Air está no centro da violência extrema, que deixou vários moradores desabrigados e fugindo de suas casas para evitar serem consumidos pelas chamas.
Especialmente nas Delmas 16, 24, 32 e 33, bem como no viaduto, no entroncamento do aeroporto, a tensão também aumentou e, em Croix-des-Bouquets, o tráfego de carros era impossível devido aos pneus que bloqueavam as ruas.
Recentemente, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, alertou que semear o caos não é a opção para chegar ao poder no país caribenho, onde as contradições políticas aumentam a cada dia.
“Gostaria de lembrar aos atores em campo que o caos não permitirá que ninguém tenha acesso ao poder, e isso está claro”, enfatizou Henry.
Em 21 de dezembro de 2022, foi assinado um acordo no qual Henry permaneceria no poder por 14 meses, que ele entregaria em 7 de fevereiro deste ano.
Henry deve formar um novo governo, estabelecer um Conselho Eleitoral Provisório e assumir a organização das próximas eleições.
Esses surtos violentos em Porto Príncipe estão sendo promovidos pelas forças de oposição que querem que Henry deixe o cargo antes da data acordada.
ro/joe/bm