Após três dias de debate, reflexão e coordenação, os trabalhadores ratificaram em uma proclamação seu compromisso de defender a Revolução Bolivariana dos ataques internos da direita nacional, dos pseudo-sindicalistas e do imperialismo norte-americano.
O presidente da Central Bolivariana Socialista de Trabalhadores, Wills Rangel, disse que na reunião foram discutidas as sete iniciativas de transformação propostas pelo presidente Nicolás Maduro, os cinco consensos e os 16 motores para fortalecer a economia.
Rangel explicou que eles concordaram em fazer um tour nacional e realizar reuniões com as bases, os jovens, as mulheres e toda a fusão cívico-militar da nação, com o objetivo de fortalecê-los e relançá-los, garantindo assim a perpetuidade do movimento sindical da Revolução.
E para enfrentar, disse ele, os “sindicalistas tarifados”, apátridas que buscam lucrar com os trabalhadores. Contem com essa vanguarda e com nossa forma de organização dos Conselhos Produtivos de Trabalhadores, enfatizou.
Maduro conversou por telefone com líderes sindicais e jovens e reconheceu o papel vital da classe trabalhadora, “ainda mais quando estamos falando de uma revolução”, disse ele.
Ele enfatizou que juntos eles sabiam como derrotar o ataque do imperialismo e garantiu que “eles nunca serão capazes de derrotar um presidente dos trabalhadores”, e que eu sei que conto com o apoio e o amor de vocês, disse ele.
O presidente disse que, como classe, “temos de fortalecer a capacidade econômica do país” e pediu que a classe trabalhadora seja o pilar do processo de recuperação econômica, da economia diversificada e da economia do poder.
Temos de nos reunir em breve, disse ele, e propôs um cronograma “para que possamos ver o caminho 2024-2030” e quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo.
Maduro propôs uma dinâmica de reflexão coletiva, ação e organização mais profunda e eficiente, bem como o fortalecimento dos sindicatos e federações; “vamos reformular tudo”, acrescentou.
O presidente disse que a força dos trabalhadores é a sua força e agradeceu a eles por todo o apoio que lhe deram nas condições mais difíceis pelas quais passaram.
mem/jcd/glmv