O chanceler cubano felicitou o tanzaniano pela sua recente nomeação e destacou o progresso nas relações políticas, económicas e de cooperação entre os dois países, segundo a sua conta na rede social X, antigo Twitter.
Rodríguez também ratificou a vontade da nação caribenha de aumentar esses laços em diversas áreas de interesse.
Na véspera, o ministro cubano também conversou com seu homólogo argelino Ahmed Attaf.
No encontro, que qualificou de cordial, reiterou a sua gratidão pelo apoio e confiança depositados em Cuba. no exercício da presidência do Grupo dos 77 e da China durante 2023.
O chanceler também acompanhou o vice-presidente cubano, Salvador Valdés, em suas conversas com o presidente do Uganda, Yoweri K. Museveni, reunião em que felicitaram o presidente pelas novas responsabilidades do seu país, que assumirá as presidências do G77 e do NAM de forma inédita.
Museveni, por sua vez, referiu-se ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e à sua estreita relação com os povos de África, onde deixou uma marca indelével.
Destacou que foi o arquiteto que levou a mão solidária de Cuba ao continente. em termos de saúde, ao que Valdés garantiu que nem mesmo no meio da complexa situação que vive o seu país deixarão de oferecer colaboração nesta área.
Antes do diálogo com o presidente de Uganda, o vice-presidente da nação caribenha falou com sua contraparte Jessica Alupo, com que partilharam o interesse em fortalecer os laços de cooperação e colaboração existentes.
Ambas as partes assinaram um Memorando de Entendimento sobre a Promoção do Contra-comércio, documento que inclui temas como alimentos e biotecnologia.
mem/kmg/ls