Havana, 19 jan (Prensa Latina) Consolidado como uma das figuras mais importantes da cena Cubano e prestes a estrelar novo filme, o ator cubano Mario Limonta comemora hoje seu 88º aniversário.
Este intérprete e locutor com vasta experiência em rádio, cinema e televisão e teatro; Marido há décadas da não menos popular atriz já falecida Aurora Basnuevo, ele avança na carreira e no final dos anos 90 faz, ao lado de outros grandes nomes da atuação, parte do elenco do filme Stress, próximo lançamento de a cineasta Marilyn Solaya.
Nascido na província oriental de Guantánamo em 19 de janeiro de 1936, Limonta estreou muito jovem no programa de rádio amador “The Supreme Court of Art”.
A partir de 1959, trabalhou como profissional de rádio, e até 1965 integrou o grupo de teatro “Guernica”, segundo a Enciclopédia Digital de Audiovisuais Cubanos.
Alcançou maior popularidade na televisão graças à sua atuação em novelas, séries, aventuras e principalmente no humorístico “San Nicolás del Peladero”.
Sua estreia no cinema cubano ocorre com La decisão (1964), de José Massip, embora seja seu papel em De certa forma (1964), da diretora Sara Gómez, que lhe traz mais elogios.
A partir de 1967 chegariam outras produções como Assalto ao Trem Central, El Brigadista, Retrato de Teresa, Mel para Oshún, Profecias de Amanda, Os Deuses Quebrados e Barrio Cuba, do diretor Humberto Solás, que lhe rendeu prêmios em Cuba e no estrangeiro.
No rádio, ele e sua esposa Aurora Basnuevo formaram um dos casais mais memoráveis do setor graças ao programa de sucesso “Alegrías de sobremesa”, enquanto seu personagem como Sargento Arencibia no programa de televisão “San Nicolás del Peladero” marcou todas as gerações … quem o conhecia.
Pelos seus méritos e percurso profissional, foi galardoado com o Prémio Nacional de Televisão em 2009 e o Prémio Nacional de Humor em 2016, entre muitos outros louros.
Entre seus méritos mais recentes, recebeu o Prêmio Lucía Honor Award no Festival de Cinema de Gibara, Holguín, 2022.
jha/dla/ls