Este domingo serão realizados na capital cubana debates em diferentes painéis sobre os principais problemas de comunicação na atualidade e a necessidade de articulação da produção noticiosa dos meios que defendem as causas justas.
Na abertura do evento, será estrelado o documental Nova Operação Verdade que revive, por meio de entrevistas a personalidades nacionais destacadas, a iniciativa histórica de Fidel Castro de reunir, há 65 anos, dezenas de jornalistas estrangeiros para desmontar a campanha de desinformação contra a nascente revolução cubana em 1959.
De acordo com os organizadores do encontro, o audiovisual registra momentos de defesa do governo revolucionário às sanções aplicadas pelos tribunais do nascente projeto social contra assassinos e torturadores da ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1959).
Aqueles julgamentos e sanções correspondentes foram o pretexto de uma forte campanha de manipulação mediática dos Estados Unidos contra a liderança revolucionária cubana.
Ele impulsionou a ideia do líder histórico Fidel Castro de contrapor a hegemonia da imprensa imperialista, o que conduziu à surgimento, cinco meses depois, da agência de notícias Prensa Latina, considerada o primeiro desafio americano à hegemonia midiática dos grandes monopólios da informação, especialmente na América Latina e no Caribe.
mem/lld/hb