Segundo a nota de imprensa, sua morte ocorreu depois de uma longa e penosa doença, que enfrentou trabalhando e ativo até algumas semanas. Desde sua criação, Milton trabalhou na organização de festivais e eventos audiovisuais aos quais dedicou toda sua força, e recentemente a equipe do filme “Estrés”, dirigido por Marilyn Solaya, agradeceu sua colaboração e impulso para tornar possível a realização do filme. O comunicado destacou que nos últimos anos também trabalhou na concepção do programa de recuperação de salas de cinema e no propósito de salvar o patrimônio audiovisual que resguarda o Icaic.
Além disso, foi parte da equipe que assegurou a restauração das bóvedas do arquivo cinematográfico dessa instituição cultural.
Sua responsabilidade, dedicação e caráter fizeram com que ganhasse o respeito e o carinho de seus companheiros, e eles hoje sentem esta partida física com profunda dor, apontou o documento.
Nos dias recentes, Pérez Abradelo recebeu o Escudo da cidade de Gibara, distinção máxima que otorga a Assembleia do Poder Popular neste município da província de Holguín, no leste cubano, desde onde impulsionou o Festival Internacional de Cinema e colaborou em seu desenvolvimento como espaço cultural.
“Desde o ICAIC estendemos nossas condolências a cada um de seus companheiros de trabalho, amigos e familiares “, concluí o texto.
mem/mml/hb