A Fábrica de Arte Cubana receberá em sua sede especialistas, estudantes, profissionais do gênero e da indústria, que debaterão em painéis, workshops e master classes com a presença desse fio condutor.
A exibição do audiovisual Memórias do XVIII Colóquio ficou reservada para o dia de abertura Internacional de Jazz, acompanhado de mensagem de boas-vindas do coordenador geral do espaço, o musicólogo cubano Neris González.
Mais tarde o Homenagem audiovisual a Oscar Valdés (15º aniversário do Projeto AfroKuba Etnovisual, 2023), para depois dar lugar à conferência Jazz pelos cubanos: poéticas do instituído e do constituinte. Explorando os imaginários histórico-sociais a partir das narrativas de afeto, de Liliana González (Cuba-Porto Rico).
Por sua vez, o O porto-riquenho Manuel Ceide fará a apresentação Construindo uma improvisação. Para que ele sonhe vivo uma proposta para ele encontro entre jazz e música de câmara.
No final da tarde, o Espaço jazz e Patrimônio Musical receberão a apresentação Bessie Smith: a imperatriz do blues na Coleção Hemingway, de Lázara Isabel Guerra; e O painel da Coleção Jazz do Museu Nacional de Música de Cuba, na voz de Sonia Pérez, Osmani Ibarra e Yentsy Rangel.
Da teoria à práxis apresentará ao público uma master class de piano, pelas mãos de Aaron Goldberg (Estados Unidos), enquanto o Espaço jazz e a indústria musical promoverão o diálogo em torno da Egrem Record House, moderado por Heydi González.
Para encerrar este primeiro dia, uma homenagem, painel de homenagem a Joaquín Betancourt pelos seus 50 anos de vida artística, com a participação do pianista cubano Rolando Luna e do Jazz Banda do Conservatório Amadeo Roldán.
No XIX Colóquio Internacional “Leonardo Acosta in Memorian” oferece um olhar de outra perspectiva sobre o universo musical, especificamente sobre o gênero principal.
A 39ª edição do Festival Internacional Jazz Plaza 2024, que até O dia 28 realiza-se nas províncias de Havana e Santiago de Cuba, apelando a uma sublime fusão de talentos entre notáveis intérpretes cubanos, 66 grupos internacionais e mais de 150 artistas de 21 países, dos quais 92 músicos norte-americanos.
jf/amr/ls