Até sexta-feira, 26 de janeiro, o diplomata de Trinidad e Tobago realizará um extenso programa de atividades no país do sul da Ásia que inclui conversações com o Ministro das Relações Exteriores da Índia sobre questões multilaterais importantes de interesse mútuo, segundo fontes diplomáticas.
Da mesma forma, Francisco prestará homenagem a Mahatma Gandhi em Rajghat, o complexo memorial erguido em Delhi em homenagem ao pai da independência indiana. e participará de uma mesa redonda sobre os avanços do país asiático em infraestrutura pública digital.
Ele também fará um discurso público sobre multilateralismo e paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade no Conselho Indiano de Assuntos Mundiais.
O visitante também viajará para Jaipur e Mumbai, e neste último local colocará coroas de flores no memorial 26/11 construído em memória das vítimas dos ataques terroristas ocorridos naquela cidade em 26 de novembro de 2008.
Em Mumbai, Francisco visitará a Bolsa de Valores Nacional e fará um discurso sobre a Nova Direção para o Multilateralismo Reformado, em evento organizado pela Observer Research Foundation.
Na sexta-feira ele participará como convidado do desfile de Maharashtra pelo 65º aniversário do Dia da República da Índia.
Pertencente ao serviço diplomático de Trinidad e Tobago, Dennis Francis estabeleceu a paz, a prosperidade, o progresso e a sustentabilidade como prioridades à frente da entidade internacional, destacou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.
O tema da sua Presidência da Assembleia Em geral das Nações Unidas é reconstruir a confiança e reavivar a solidariedade, disse a fonte diplomática.
Sua visita Índia representa uma oportunidade única para fortalecer os laços entre Nova Deli e as Nações Unidas e especialmente com a Assembleia Geral, órgão mais representativo do sistema ONU, indica o comunicado oficial.
Discussões durante a visita incluirá a ligação da Índia reformar as Nações Unidas, especialmente o Conselho de Segurança, para torná-lo mais equitativo e representativo, com vista a melhorar a representação dos países em desenvolvimento, acrescenta a nota.
A presença de Francisco na nação do sul da Ásia também será uma oportunidade para reforçar a colaboração com as Nações Unidas com base nas prioridades indianas, bem como nos desafios que o Sul Global enfrenta, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.
jf/lrd/ls