Um relatório da Procuradoria-Geral da República (FGR) indicou que os acusados cometeram pelo menos seis homicídios. Como parte das ações contra os envolvidos, as autoridades realizaram pelo menos 15 operações nos municípios de Nueva Concepción e Arcatão na madrugada desta terça-feira.
As ações foram lideradas por integrantes da Polícia Nacional Civil (PNC) e da FGR nos cantões Potrero Sula e Sunapa dos municípios de Nueva Concepción e Arcatao, zona norte do departamento de Chalatenango, onde celulares, dinheiro , veículos e documentação.
Dos acusados, já prenderam 13 que fazem parte de um grupo envolvido no assassinato de seis pessoas – incluindo dois comerciantes em 2012, que supostamente se recusaram a pagar a extorsão – e dois feminicídios em 2016, por suspeita de serem informantes do autoridades.
Segundo o promotor do caso, há dois homicídios ocorridos em 26 de março de 2022 dos quais eles participaram, enquanto as vítimas faziam parte da mesma quadrilha, mas não cumpriram as regras que impõem e por isso seus vidas foram tiradas. Com esse procedimento estamos solucionando dois homicídios e um caso de feminicídio”, afirmou.
npg/lb/glmv