17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceleres analisa crise de Gaza no Conselho de Segurança da ONU

Chanceleres analisa crise de Gaza no Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas, 23 jan (Prensa Latina) O Conselho de segurança realizará hoje um debate aberto de alto nível para abordar o conflito no Oriente Médio, incluindo a questão palestina, enquanto a região é considerada um barril de pólvora pelo próprio secretário-geral.

Reunião ministerial reúne chanceleres e representantes mundiais no meio do agravamento da situação dos civis em Gaza, das hostilidades no Mar Vermelho ou na Cisjordânia e do aumento das tensões entre o Iraque e o Irã.

Entre os oradores estará o chefe da ONU, António Guterres, na sequência dos seus recentes apelos nas cimeiras do Movimento dos Não-Alinhados e do G77 e da China para redobrar esforços para evitar que o conflito se alastre ainda mais.

O chefe da organização garantiu que não cederá no seu apelo a um cessar-fogo humanitário imediato e à libertação incondicional de todos os reféns na Faixa.

Ao mesmo tempo, descreveu como inaceitável a recusa em aceitar a solução de dois Estados entre Israel e a Palestina e a falta de direito a um Estado para o povo dos territórios ilegalmente ocupados.

“As operações militares de Israel espalharam destruição maciça e mataram civis numa escala sem precedentes durante o meu mandato como Secretário-Geral”, observou ele.

Negar o direito à condição de Estado ao povo palestino prolongaria indefinidamente um conflito que se tornou uma grande ameaça à paz e à segurança global; exacerbaria a polarização; e encorajaria os extremistas em todos os lugares, disse ele ainda.

Outros oradores serão os ministros das Relações Exteriores Russos, Sergei Lavrov; da Turquia, Hakan Fidan; e da França, Stéphane Séjourné, este último representando o país que preside o Conselho de segurança durante o mês de janeiro.

Os números das Nações Unidas estimam que pelo menos 1,7 milhões de pessoas estão deslocadas em Gaza, enquanto 335 morreram e 1.161 ficaram feridas nas instalações da Agência da ONU para Refugiados Palestinos.

Por sua vez, as autoridades sanitárias da Faixa estimam em mais de 25 mil o número total de mortes devido aos intensos ataques, enquanto quase 63 mil ficaram feridos.

lam/ebr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES