Durante um diálogo com o chefe dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do governo de Espanha, José Manuel Albares, as partes discutiram o cenário no sul do Líbano e a situação em Gaza.
Na ocasião, o chefe do Governo agradeceu ao país europeu o apoio constante ao Líbano a todos os níveis e elogiou o papel desempenhado pelo batalhão espanhol que opera no quadro da Força Interina das Nações Unidas (Unifil).
No final das conversações, o ministro espanhol indicou que o Líbano é a primeira paragem de uma visita à região, que incluirá o Iraque, com o objetivo de trabalhar pela paz, estabilidade e prosperidade no Médio Oriente.
A posição da Espanha promove a solução de dois Estados, considerando insuportável o sofrimento dos palestinos em Gaza, especialmente das mulheres e das crianças, observou.
Segundo Albares, o seu governo apelou a uma conferência internacional de paz e defendeu o reconhecimento de um Estado da Palestina realista e viável.
Ao mesmo tempo, a Espanha apelou a um cessar-fogo imediato e permanente, bem como à libertação iminente e incondicional de todos os prisioneiros.
A estadia de Albares em Beirute constitui a primeira viagem de um Ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e da Cooperação à nação árabe desde 2020.
yma/glmv