Marcado para o segundo dia de fevereiro, data do surgimento de Santa María del Puerto del Príncipe, o dia de comemorações se estenderá além da capital, pois chegará a Nuevitas, na costa norte, onde a antiga Villa teve seu primeiro assentamento.
Em uma coletiva de imprensa, Tamira González, diretora do setor de Cultura da região, enfatizou o slogan da Semana: “Camagüey, orgulho que nos define”, porque o que mais nos motiva, apesar da situação econômica tensa, é resgatar a cultura com o orgulho que nos identifica”, disse ela.
Ela destacou o anúncio do desenvolvimento de eventos na primeira semana de fevereiro, como o Simpósio sobre Desafios na Gestão e Gerenciamento de Cidades, que terá caráter internacional.
O baile de gala de abertura da Semana de la Cultura será realizado no Teatro Principal, patrimônio histórico, que passou por uma extensa restauração, especialmente nas áreas da entrada e da praça em frente ao local.
O início da Semana se dará com a tradicional Leitura do Bando nas proximidades da Plaza de Armas, na antiga Prefeitura.
Uma Feira Comercial, assim como a organizada pelo Fundo Cubano de Bens Culturais, com a participação de artesãos de todo o país e expositores do Peru e do Panamá, também animará o evento.
Instituições como o Escritório do Historiador da Cidade de Camagüey também desempenharão um papel de destaque, além da celebração do Simpósio de Desafios, oferecendo ao público uma nova edição da Feira Arte Plaza, no Centro Histórico da cidade, reconhecido pela UNESCO por seus valores arquitetônicos.
A inauguração de obras públicas e o lançamento de produtos comerciais, como o Ron Añejo Puerto Príncipe 510, também fazem parte de uma extensa agenda de ações em homenagem a uma cidade que é o berço da grande cultura cubana e testemunha de importantes eventos da história nacional.
mem/fam/bm