A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul multou a Google LLC, a Google Asia Pacific e a Google Korea em US$ 167,97 milhões por forçar a Samsung Electronics e outros fabricantes de smartphones a instalar seu sistema operacional Android.
De acordo com as investigações, o Google, o participante dominante no mercado de sistemas operacionais móveis, exigiu que os fabricantes de smartphones assinassem um “acordo antifragmentação” como parte de contratos de licenciamento mais amplos do Android para os fabricantes.
O acordo exigia que as partes signatárias não vendessem dispositivos que executassem versões modificadas do sistema operacional Android, conhecidas como “Android forks”, e também as proibia de desenvolver tais versões.
Desde então, o Google entrou com um recurso para anular a multa e uma ordem para corrigir a prática, mas na quarta-feira, o tribunal superior manteve a decisão do órgão regulador antitruste.
O tribunal considerou que o Google abusou de seu poder de mercado dominante, reconhecendo que a empresa tinha a intenção e o propósito de restringir a concorrência e excluir empresas rivais.
O tribunal afirmou que, devido à solicitação do Google, a Samsung Electronics, a LG Electronics e outras empresas tiveram dificuldades para comercializar seus produtos e desenvolver produtos exclusivos, alegando que a inovação e o aprimoramento de seus produtos estavam sendo prejudicados.
mem/nvo/bm