Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, a ministra de Relações Exteriores e Mobilidade Humana disse que o governo mexicano ainda não decidiu sobre o pedido de asilo político do ex-vice-governador, que é hóspede da embaixada mexicana em Quito desde 17 de dezembro de 2023.
Em 5 de janeiro, a justiça equatoriana ordenou a prisão preventiva de Glas em meio a uma investigação contra ele por suposto desvio de verbas em obras públicas contratadas após o devastador terremoto de 2016.
Diante do que ele considera uma nova investida de perseguição política contra ele, o ex-vice-presidente solicitou oficialmente asilo ao governo mexicano.
O chefe da diplomacia equatoriana acrescentou que, com os representantes do governo de Andrés Manuel López Obrador, eles também analisarão detalhes para finalizar um acordo comercial entre os dois países.
Em seu diálogo com a mídia, Sommerfeld se referiu à ajuda dos EUA no contexto do conflito militar armado e considerou a decisão do Tribunal Constitucional de dar luz verde a dois acordos assinados durante o governo de Guillermo Lasso como uma boa notícia.Esses acordos facilitam a presença de pessoal civil e militar dos EUA no território equatoriano, algo que muitos analistas e organizações sociais veem como uma renúncia à soberania nacional.
Ela mencionou que hoje eles enviaram uma solicitação por escrito a Washington para aprovar o Status de Proteção Temporária para migrantes equatorianos, o que lhes permitiria obter documentos de viagem e uma permissão de trabalho enquanto regularizam sua situação legal.
npg/avr/glmv