Em Nova York, o petróleo cru Texas Intermediate (WTI) terminou a sessão negociando a 75,68 dólares o barril, um ganho de 1,31 dólares, ou 1,8 por cento.
Da mesma forma, na segunda sessão, o preço do petróleo bruto Brent subiu US$ 1,03, ou 1,3%, ficando em US$ 80,58 no final do dia.
De acordo com a Administração de Informações sobre Energia dos EUA (EIA), a produção norte-americana de ouro negro caiu em um milhão de barris por dia na semana anterior, depois que os poços de petróleo congelaram durante uma geada no Ártico.
Da mesma forma, as autoridades do estado de Dakota do Norte disseram que a produção poderia levar um mês para se recuperar depois que as condições climáticas extremas reduziram o bombeamento em mais da metade, o que foi visto como um apoio aos preços mais altos do petróleo.
Os preços do petróleo bruto também se beneficiaram das tensões geopolíticas, que levaram a uma mudança maciça no comércio global, e da queda do dólar para mínimos históricos em relação a outras moedas internacionais.
Fontes do mercado também consideraram que as recentes medidas anunciadas pela China, com o objetivo de fortalecer a recuperação econômica do país asiático, também contribuíram para a alta dos preços dos combustíveis.
npg/rs/glmv