No istmo entre o dia 5 e 15 do segundo mês do ano também se celebrará a Terceira Reunião das partes do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP3), adiantou o Ministério da Saúde (Minsa). Segundo relatos, esse tipo de consulta é realizada a cada dois anos para avaliar o andamento e verificar a execução de ambos os instrumentos, bem como a necessidade de ajustes ou modificações.
Na COP 10 se espera o público de mil pessoas e outras 700 na MOP3, provenientes de cerca de 183 países, indicou a comissão organizadora.
A imprensa destaca que em abril de 2022, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dominique Nguyen, destacou o trabalho do Panamá na prevenção do tabagismo e por isso escolheu o país centro-americano como cenário para ambos os eventos.
As estatísticas oficiais mostram que no Panamá, com uma população de 4,2 milhões de habitantes, existem 153.444 consumidores de produtos do tabaco, o que representa 5,0% da população com 15 anos ou mais.
O Convenio Marco da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco dura 20 anos e representa um primeiro passo na luta mundial contra esse hábito, podendo conter disposições chaves como a proibição total da publicidade, promoção e patrocínio dos produtos.
Também estabelece proteção contra a exposição ao fumo passivo de tabaco em todos os locais de trabalho fechados, ambientes públicos fechados e transportes públicos; bem como fornece medidas para reduzir o comércio ilícito.
mem/ga/cm