Em sua publicação semanal La Lettre Électronique Hebdo, o presidente fundador, Roger Grevoul, elogiou os debates do encontro, que terminou na segunda-feira com a presença de diretores e profissionais de comunicação de mais de 30 países, em particular as respostas às campanhas promovidas pela grande mídia das potências capitalistas.
A esse respeito, ele lembrou que o evento foi inspirado na validade da Operação Verdade, realizada em 1959 pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, para mostrar ao mundo o que estava acontecendo na ilha nos julgamentos contra os responsáveis por crimes cometidos pela ditadura recentemente derrubada, diante das informações falsas que circulavam sobre eles.
Desde então, campanhas semelhantes foram realizadas de diferentes maneiras, daí a importância do intercâmbio de experiências e propostas promovido pela Prensa Latina, ressaltou.
De acordo com Grevoul, a luta da organização francesa CubaCoop é a mesma, embora em menor escala, devido ao seu compromisso com a divulgação da realidade cubana, seus sucessos e desafios.
O fórum também foi uma oportunidade para comemorar o 65º aniversário da agência de notícias Prensa Latina, fundada em junho de 1959 sob os preceitos da Operação Verdade, uma mídia alternativa que desafia o monopólio ocidental para dar voz aos povos do Sul, enfatizou.
jf/wmr/mb